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Será que educação física na escola é mesmo importante?

Período de Jogos Olímpicos e, claro, não podemos deixar de falar do papel dos Esportes dentro das Escolas. Mas você sabia que com a BNCC, a Educação Física, no Ensino Fundamental, passa a fazer parte da área de Linguagens? Isso mesmo!

Ela está ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Com isso, a Educação Física assume, além do papel de condicionamento físico, uma visão sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos.



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento organizado pelo MEC - Ministério da Educação que estabelece as aprendizagens essenciais que os estudantes brasileiros devem ter no Ensino Básico. O principal objetivo é que todos os alunos tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados, independente das diferenças sociais ou culturais.

E a BNCC trouxe mudanças também na área da Educação Física. Uma das grandes novidades é que, a partir do Ensino Fundamental, ela passa a fazer parte da área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Sendo assim, a Educação Física assume, além do papel de condicionamento físico, uma visão sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos.

A Educação Física deve promover o diálogo com as demais áreas de conhecimento durante toda a jornada escolar. Os esportes passam a ser um apoio para a tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores da democracia e da inclusão.

Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas:

  1. BRINCADEIRAS E JOGOS

  2. ESPORTES

  3. GINÁSTICAS

  4. DANÇAS

  5. LUTAS

  6. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Já no Ensino Médio, a BNCC a orientação é que os alunos sejam desafiados a refletir sobre as práticas esportivas de modo social e cultural.

Principalmente nessa etapa, a Educação Física tem o papel de trazer discussões e conscientização sobre aceitação do próprio corpo, consequências do sedentarismo e igualdade de gênero nos esportes. Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e saudável para a manutenção da saúde.


Outro ponto é promover a perspectiva de que é possível a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, sempre pensando em aspectos da cidadania e seu protagonismo na comunidade.

Tudo isso para trazer o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização, o respeito e o entretenimento.

E como isso se aplica para os pequeninos de 0 a 5 anos de idade?

Bem, para essa fase a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo. Algumas dos caminhos para isso seriam:

  • Percepção dos limites do corpo nas brincadeiras

  • Imitação de gestos e movimentos.

  • Movimentos de preensão, encaixe e lançamento.

  • Deslocamento do corpo no espaço. Pular, saltar e dançar, combinando movimentos e seguindo orientações.

  • Desenvolvimento de habilidades manuais

  • Valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem.

  • Demonstração, com o corpo, de formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções.

  • Criação de movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.


Fonte de consulta: https://impulsiona.org.br/saiba-tudo-sobre-a-bncc-da-educacao-fisica/

Imagem: Wix


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