top of page

Perfis de aluno na hora da lição

Apesar de muitas escolas adotarem a lição de casa desde a educação infantil, é no ensino fundamental que ela ganha maior importância. Além de reforçar o aprendizado adquirido em sala, o dever de casa ajuda o estudante a ter mais responsabilidade.

No entanto, muitos estudantes – especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental – dão um trabalhão para os pais quando chega a hora da lição.


Veja se seu filho se enquadra em um dos perfis abaixo e como você pode tornar esse momento mais tranquilo para vocês.


O apressado

Seu filho faz a lição de casa correndo? É importante que você faça a correção. Caso ele esteja fazendo corretamente, não tem problema nenhum. Se a lição apresentar muitos erros, pode ser que você precise tirar de perto algumas distrações – como a televisão – ou altere os horários da rotina.


O desligado

Seu filho nunca se lembra da lição de casa e você se desgasta cobrando diariamente? Combine um horário fixo diário para a tarefa e incentive seu filho a fazer a lição sem sua ajuda. Dessa forma, ele vai se comprometer com a atividade e sentir que a responsabilidade é dele e não sua


O perfeccionista

Seu filho fica frustrado quando erra as respostas na tarefa, se irrita, chora? Converse com ele para que compreenda que errar é parte importante do aprendizado. Lembre-se de que a lição de casa é um momento para que seu filho assimile o conteúdo que foi passado em sala e, portanto, pode ser que algumas dúvidas ainda sejam geradas.


O enrolão

Você pergunta e seu filho responde que “claro que já fiz a lição”. Mas se pede para ver, ih... ele te enrolou mais uma vez! Se seu filho é procrastinador com o dever de casa, é preciso que vocês refaçam os combinados. Estabeleça uma rotina de atividades, incluindo a hora da lição de casa na agenda. Ele só pode passar para as atividades divertidas, como ver televisão, depois que completar suas obrigações.


O contestador

Seu filho não quer fazer a lição de casa de jeito nenhum? Ele nega a atividade até gerar atrito entre vocês? Incentivá-lo a fazer na companhia de um amigo pode ser uma boa estratégia. Aproveite o recurso da tecnologia a seu favor e faça o teste!


Fonte: Revista Crescer

Imagem: freepik

bottom of page