top of page

Os papéis dos professores

Ao visitar uma escola, é comum ouvirmos alguns termos como “professor facilitador do aprendizado” ou “professor mediador do conhecimento”, entre outros. O que às vezes não fica tão claro é: qual a diferença entre os papéis do professor? A gente explica!


Professor Mediador

De forma geral, o professor mediador é um intermediário entre os estudantes e o conhecimento. Conectando diferentes disciplinas; utilizando tecnologias e recursos que estimulam o aprendizado mão na massa; e explorando novas formas de aplicar os conceitos junto com os estudantes, o professor mediador contribui para a formação de alunos críticos e autônomos na construção do seu próprio saber.


Professor Facilitador

O professor facilitador tem como missão oferecer aos alunos as condições para que desenvolvam pensamento crítico e lógico, a partir da observação dos seus erros e acertos. Para isso, o educador facilitador deve ajudar o grupo a alcançar os objetivos pedagógicos, sem controlar os processos, mas oferecendo recursos que possam indicar os melhores caminhos para o aprendizado.


Professor Mentor

O professor mentor exerce um papel de suporte e motivação para os estudantes, conectando os aprendizados aos interesses e valores pessoais de cada aluno. Por meio da escuta ativa e da criação de um vínculo de confiança, sua atuação geralmente extrapola a sala de aula, oferecendo suporte na resolução dos problemas dos estudantes relacionados a questões familiares, afetivas e profissionais, por exemplo.


Professor Transmissor

O professor transmissor do conhecimento é aquele que tem o papel de informar os conteúdos para os alunos. Com a tecnologia e as novas formas de ensinar – e de aprender, cada vez mais o educador transmissor está perdendo espaço nas escolas. Mas tenho certeza que você se lembra muito bem de um professor transmissor do conhecimento dos seus tempos de escola, acertei?



Fontes:

https://www.erlich.com.br/professores-mentores-ajudam-resgatar-jovens/


Imagem: freepik

bottom of page