top of page

O que esperar do Ensino Fundamental? Como se preparar para as mudanças?

Durante toda a educação infantil, as crianças foram estimuladas para que desenvolvessem sua autonomia e socialização. Através do acolhimento, do cuidado e do brincar, seu filho se adaptou ao ambiente, aos colegas e à rotina e encontrou espaço para expor suas vontades, sentimentos e percepções, contribuindo para o crescimento de toda a turma e para a consolidação da nossa escola. Em breve, ele entrará no ensino fundamental e terá que se adaptar a uma nova rotina, onde o lúdico gradativamente cederá espaço para a responsabilidade. Seu filho fará novos amigos, terá novos combinados, ampliará seu conhecimento com a aquisição leitura e da escrita, e ganhará novos espaços e estímulos.


A esta altura, você já tem um perfil bem definido do seu filho e já decidiu – ou está bem próximo de decidir – a nova escola que fará parte da vida de vocês. Você já avaliou se a proposta pedagógica da escola está condizente com a prática; já observou que eles se mantêm atualizados, oferecendo recursos para reciclagem dos professores; percebeu a qualidade da infraestrutura oferecida; questionou os métodos de avaliação; e validou a alimentação, a limpeza e a segurança do local. Mesmo seguro quanto à sua decisão, é normal que se sinta ansioso sobre como tudo vai funcionar na prática.

No ensino fundamental, seu filho começará a adquirir mais responsabilidades e, com isso, o tempo dedicado às brincadeiras organizadas pelas educadoras cede espaço ao aprendizado. O dever de casa será adotado como uma forma de reter o conhecimento adquirido em sala e algumas escolas podem adotar, logo no primeiro ano, métodos tradicionais de avaliação – como provas e sistema de notas – e materiais didáticos específicos para cada disciplina. Seu filho, que é o “veterano” da educação infantil, começará a conviver com crianças maiores do que ele e terá maior autonomia e liberdade para, por exemplo, comprar seu lanche na cantina. Ele também se sentirá muito mais estimulado a executar algumas tarefas sozinho, como ir ao banheiro, se alimentar e tomar banho. O espaço deixa de ser tão lúdico, com foco no parque, e passa a contar com outros ambientes de aprendizado, como laboratórios de ciências e informática. As turmas aumentam para 20 a 30 alunos.

Como se preparar para o ensino fundamental

Para que ele se sinta seguro e confiante ao ingressar nesta nova etapa, a colaboração e apoio dos pais é essencial. Aproveite este semestre para explicar para o seu filho as mudanças que estão por vir, mas sem gerar inseguranças ou expectativas. Reafirme sua capacidade de se adaptar e de aprender coisas novas. Reforce que ele não vai perder seus amigos, mas sim fará ainda mais amigos. Leve-o para conhecer a nova escola. E, por fim, não restrinja a mudança ao ambiente da escola: aproveite para apresentá-lo a novos lugares que vão estimular sua curiosidade pelo conhecimento, como livrarias e parques de ciências. Apesar de tantas novidades, lembre-se que, assim como ele, todas crianças da sala estão vivenciando as mesmas descobertas. E, acima de tudo, esteja seguro de que as mudanças são parte do processo de desenvolvimento e que seu filho foi preparado para este momento, com muito cuidado, durante a educação infantil.


Imagem: freepik

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page