Por SchoolAdvisor e Senses Montessori School
Na escola Montessoriana, o estudante é estimulado a exercitar a autogestão o tempo todo. Os materiais e atividades estão disponíveis e é o estudante que escolhe o que, como e em que tempo irá realizar cada uma delas. Os alunos organizam seu espaço de atividade utilizando tapetes no chão ou mesas e, na sequência, buscam nas prateleiras os "materiais concretos" que utilizarão. Ao final de cada proposta, guardam os materiais nas prateleiras. O educando é convidado a praticar sua autopercepção, organização e atenção, bem como a adquirir conceitos estruturantes que o permitirá realizar atividades mais complexas na sequência.
É comum que os pais questionem sobre a autogestão e a possibilidade das crianças escolherem a atividade em que irão trabalhar. “Então a criança faz o que quer?”. Fazer o que quer e ter escolhas são coisas diferentes.
As pessoas não parecem perceber que, ao escolher, a criança torna-se responsável por sua escolha e suas consequências. Ao escolher, a criança deve traçar uma estratégia, ainda que simples. Ela tem que priorizar, calcular o tempo, avaliar se tudo que ela quer é possível. Dai de repente ela percebe que o material que ela queria está, agora, com outra criança! Ops, vamos reavaliar, flexibilizar. Ao te dar escolhas, eu te dou, também, responsabilidade.
Na educação tradicional, quando é a primeira vez que nos é dada a opção de escolher? É dada aos 18 anos, quando aquele adulto biologicamente formado depara-se com a folha de inscrição do vestibular e precisa, então, escolher sua carreira. E a maioria não sabe, ou não tem certeza do que está fazendo. O mundo real se apresenta. Os pais e professores cobram: como assim você não sabe o que quer? Pois bem, nunca foi dado a este indivíduo a oportunidade de escolher antes. A escolha sempre foi dos pais ou do professor. Ao aluno cabia absorver o conteúdo que o professor apresentou. Durante a fase mais importante da sua vida esta habilidade não foi trabalhada, foi cerceada.
Possibilidade de escolha trabalha autonomia, apropriação de responsabilidade e autoconhecimento.
O processo de avaliação montessoriano
O acompanhamento do aluno se dá pela observação do educador quanto ao seu desenvolvimento de competências.
A criança é acompanhada de forma integral, tanto no desenvolvimento de habilidades cognitivas (raciocínio lógico, linguagem, memória) quanto social (graça e cortesia, iniciativa, postura em conflitos, senso de comunidade) e emocional (auto-regulação, autoconhecimento, auto confiança, propósito e iniciativa). O educador, como Guia, ao perceber a necessidade de desenvolvimento de alguma área específica, prepara atividades e convida a criança a desenvolvê-las. Nada é imposto, mas cabe ao adulto preparado ser modelo e demonstrar entusiasmo ao realizar as atividades, para desenvolver o interesse da criança por elas.
Montessori nasceu do cérebro, em seu estado natural, saudável e frutuoso. Nasceu da genialidade de uma mulher que de fato viu a criança com tanta profundidade que resiste aos anos, à tecnologia, às novas descobertas, aos novos problemas que enfrentamos, sem nunca deixar de ser atual. Pelo contrário! A modernidade torna Montessori cada vez mais necessária.
A Senses Montessori School é uma Escola Montessori de Excelência, um centro de referência para democratizar o método no Brasil e proporcionar um ambiente para a criança desenvolver todo o seu potencial. A escola é bilíngue e recebe crianças de quatro meses a seis anos. Os agrupamentos são compostos por alunos de idades mistas, separados em Bebê Cientista (berçário), Cientista Júnior e Cientista Sênior. A locação em cada sala é feita a partir de uma avaliação da maturidade sócio emocional e cognitiva da criança, sendo a idade uma referência média para esta separação.
Saiba mais sobre a Senses Montessori School nesse link.
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