Metodologias ativas de aprendizagem: o que são e como aplicá-las na educação?
- SchoolAdvisor Brasil
- 26 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2023
Por Escola Mais
As metodologias ativas de aprendizagem representam uma inovação na educação, afinal, proporcionam maior protagonismo aos alunos(as) e ensinam muito mais que conteúdos em formatos tradicionais, como o professor sendo a única figura no processo de aprendizagem para matérias como português e matemática.
Por meio dessas abordagens, é possível desenvolver habilidades importantes para os desafios do século XXI. Neste conteúdo, você entenderá o que são metodologias ativas e os benefícios para o aprendizado do aluno. Acompanhe!
O que são as metodologias ativas?
As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo educacional, tornando-o mais ativo e participativo. São baseadas no princípio de o aluno ser o protagonista, por meio do desenvolvimento de habilidades como autonomia, colaboração, proatividade, criatividade e pensamento crítico.
Em vez de o estudante apenas receber informações passivamente, ele é incentivado a construir o próprio conhecimento, com atividades que envolvem reflexão, discussão e aplicação prática. Assim, as metodologias ativas de aprendizagem vão além da educação tradicional, pautada na figura única e central do professor para o ensino.
Além disso, as metodologias ativas buscam promover uma aprendizagem mais significativa. Por isso, as atividades e aulas são colaborativas e relacionadas com a realidade, preparando o aluno para enfrentar desafios reais e tomar decisões de forma autônoma e responsável.
Vantagens das metodologias ativas
Como visto, as metodologias ativas são muito positivas para o desenvolvimento completo dos alunos. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens desse modelo de ensino.
Aumentam a participação e a motivação dos alunos
Um dos benefícios das metodologias ativas é incentivar os estudantes a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes e significativas.
Recursos como o Roteiro de Estudos e atividades que envolvam a tecnologia são aliados nessa construção.
Oferecem maior retenção do conteúdo acadêmico
Ao tornar o conteúdo mais atraente e significativo, maiores são as chances de o aluno reter o conhecimento aplicado. Consequentemente, a escola consegue melhorar os índices de aprovação e diminuir a defasagem de aprendizagem e evasão escolar.
Preparam o aluno para o mundo real
As abordagens pedagógicas tradicionais focam apenas em ensinar conteúdos técnicos nas áreas de conhecimento. Já as metodologias ativas se destacam por simular situações da vida real, em que os estudantes aprendem o conteúdo na prática, sobretudo ao abordar problemas do cotidiano.
Isso estimula o aluno a desenvolver a assimilação em habilidades que serão úteis no âmbito pessoal, profissional e acadêmico.
Desenvolvem habilidades e competências socioemocionais
A dinâmica na sociedade tem mudado rapidamente, sobretudo sob influência da tecnologia. Nesse cenário, as metodologias ativas envolvem trabalho em equipe, liderança, colaboração, resolução de problemas, entre outras competências socioemocionais essenciais para o mundo atual repleto de desafios.

Como funcionam as metodologias ativas?
Nas metodologias ativas de aprendizagem, o professor atua como a figura de suporte e orientação, afinal, o protagonista durante todo o processo educacional é o estudante. Com isso, o aluno é incentivado a construir o próprio conhecimento, por meio de recursos e ferramentas fornecidas pelo educador.
Além disso, a tecnologia é presente na relação de ensino-aprendizagem, pois facilita o processo educacional e conversa diretamente com a nova geração de alunos — do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, estendendo-se e sendo fortalecido no Ensino Médio —, com crianças e jovens cada vez mais conectados.
Nesse contexto, as principais metodologias ativas de aprendizagem são:
Gamificação;
Cultura Maker;
Aprendizagem baseada em projetos;
Sala de aula invertida;
Aprendizagem baseada em resolução de problemas.
Conteúdo originalmente publicado no Blog da Escola Mais.
Saiba mais sobre a Escola Mais
A Escola Mais é uma das pioneiras no segmento de escolas acessíveis. Com mensalidades a partir de R$ 980,00, oferece inglês diário e ensino em período integral (entre 7h15 e 15h45). Após este horário, e sem custo adicional, os alunos podem participar de atividades recreativas guiadas por educadores, até as 19h. A Escola Mais tem 9 unidades em São Paulo e Joinville. Para agendar uma visita, entre em contato com a escola pelo WhatsApp clicando aqui.
Confira os endereços e informações completas de todas as unidades da Escola Mais nesse link.