A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam. Outros fatores que podem vir associados são déficits nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo e/ou visual e desenvolvimento psicomotor.
Ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem, porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico dos estudantes sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.
SINTOMAS
1. Atraso na fala e na linguagem;
2. Desinteresse por livros e historinhas em material impresso;
3. Dificuldade em memorizar canções e rimas infantis;
4. Atraso no desenvolvimento da coordenação motora;
5. Dificuldade em montar quebra-cabeças apropriados para a idade
6. Dispersão acentuada
7. Sente dificuldades em recordar a tabuada
8. Sente frustração, faz birras e tem problemas de comportamento, especialmente associado às aulas ou com o trabalho escolar
9. Não quer ir para a escola
10. Costuma inverter letras e números
11. Dificuldade na aquisição e automatização da leitura e escrita
12. Tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras
13. Não relaciona direito os sons das sílabas formadas.
14. Sente dificuldade em colocar as ideias por escrito
15. A leitura é difícil e mais lenta comparado com as crianças da mesma idade
16. Não gosta de ler, especialmente em voz alta
17. Não percebe o que lê
18. Omite palavras ou interpreta mal a leitura
19. Tem dificuldade em seguir instruções especialmente se forem dadas de forma oral ou escritas
20. A escrita tem pouca ou nenhuma pontuação
21. Comete muitos erros de ortografia
22. Faz cópia lentamente o texto do quadro e com erros
23. Dificuldade em copiar de livros e lousa
24. Demonstra dificuldade em ler em voz alta
TRATAMENTO
Práticas de estratégias de aprendizagem;
Equipe multidisciplinar: médico neurologista, fonoaudióloga, psicopedagoga, que vão estimular a leitura, a escrita e a visão;
O tratamento é adaptado para as necessidades da criança/adolescente, e poderá progredir gradualmente na capacidade de leitura e escrita;
O tratamento medicamentoso, na dislexia só é indicado quando houver outras comorbidades. Ex: Transtorno de Atenção e Hiperatividade.
AGRAVAMENTO DA DISLEXIA
Em crianças:
-Dificuldade no processo de alfabetização
-Portadores de dislexia apresentam déficits na leitura o que faz com que velocidade e decodificação lenta.
-Apresentam falhas na produção escrita em decorrência da leitura.
-Dificuldade de se sentirem inseridos no contexto de aprendizagens de leitura e escrita.
-Dificuldade de compreensão e interpretação
-Uso restrito de vocabulário
-Trocas, omissões, acréscimo de letras ou espelhamento
-Apoio excessivo na oralidade
-Ansiedade, bullying, agressividade, irritação, evasão escolar
-Depressão
-Persistência da fala infantilizada
-Dificuldade de aprender idiomas
-Dificuldade de elaborar textos escritos
Em crianças mais velhas e em adultos:
-Leitura
-Memorização
-Gerenciamento do tempo
-Dificuldade de entender piadas ou com ironia
-Baixa estima
-Dificuldade de resumir uma estória contada
QUAIS PROFISSIONAIS PODEM AJUDAR
O profissional que deve fazer o diagnóstico de Dislexia é o neurologista ou neuropsicólogo.
Após a confirmação do diagnóstico, o mais indicado a se fazer é procurar um psicopedagogo para tratar as questões relativas à dificuldade de aprendizagem e um psicólogo para tratar as questões relacionadas às dificuldades emocionais e sociais que decorram das dificuldades de aprendizagem.
Artigo escrito por Grupo Educare
- Denise Mineiro, Gestora Educacional do Grupo Educare - DM@denisemineiro.com | (11) 99268-0628
- Márcia Cabaritti - marcia.cabaritti@gmail.com
- Christina Carbonaro - Pedagogia e Psicopedagogia Clínica e Instituciona | christinacarbonaro@gmail.com.br
- Lia Castelo - (11) 99966-1729
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