top of page

Como motivar meu adolescente a estudar?

Seu filho mudou, ele já não gosta mais de estudar como antes. Está difícil para você motivar seu filho adolescente a estudar? Talvez esteja na hora de mudar as estratégias.


Conheça abaixo 5 dicas para que você consiga ajudar seu filho a se sentir motivado para estudar:



1. Organize um espaço de estudos


Assim como buscamos um espaço físico apropriado em uma escola porque sabemos da sua importância para o desempenho acadêmico dos alunos, em casa não é diferente. O ambiente onde seu filho estuda precisa ser confortável, iluminado e organizado. Manter o foco é um grande desafio para a idade, então garanta que não ele não distraído pelos meios eletrônicos, como televisão e celular.


2. Ilustre os conteúdos com aplicações práticas


“Pra que mesmo eu preciso saber química orgânica?” Aposto que você já se fez essa pergunta em algum momento durante sua vida escolar. Se você não encontrou uma aplicação para seu aprendizado, é possível que não goste da disciplina até hoje! Uma das coisas que mais desmotivam um estudante adolescente é a falta de entendimento da aplicação prática dos conteúdos. Portanto, para motivá-lo, dê o máximo de exemplos que você puder para que ele compreenda como o conteúdo que está estudando será útil na sua vida, mesmo que no futuro.


3. Combinem objetivos de curto prazo


Os adolescentes não pensam muito sobre o futuro. Falar sobre o vestibular para um estudante do 8º ano do ensino fundamental, por exemplo, talvez não seja um estímulo concreto para que ele se motive a estudar. No entanto, combinar um passeio se as notas do bimestre vierem azuis, isso sim é um incentivo.


4. Estabeleçam rotina


Os adolescentes vivem em um ritmo próprio. Dormem o dia todo, e quando chega à noite, ficam acordados. Não sentem fome nas refeições, mas são capazes de comer um prato de arroz e feijão no meio da tarde. Deixam para fazer as atividades da escola no da anterior à entrega. Tudo isso atrapalha – e muito – a rotina de estudos. Por isso, é importante que vocês estabeleçam juntos os horários nos quais o adolescente vai se dedicar aos estudos.


5. Deixe que ele tome decisões


Certamente seu filho já tem maturidade – em maior ou menor grau- para entender quais são as consequências das suas atitudes em relação à escola. Demonstre que confia na sua capacidade de tomar decisões e apresente a ele uma gama de opções para que ele escolha quais são as mais adequadas para a sua rotina e o seu ritmo pessoal. Se ele precisa tirar uma soneca à tarde, por exemplo, deixe que ele decida se quer estudar no começo da noite ou logo depois do jantar. O que não pode é ele estudar cada dia em um horário, afinal, a rotina é uma importante aliada para que as tarefas sejam cumpridas.



Imagem: Freepik

bottom of page