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Como a formação dos professores impacta a aprendizagem

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Por Selma Moura, da St Nicholas School



Todos nós, que passamos na escola mais de uma década, vivemos muitas experiências que somadas contribuíram para que nos tornássemos quem somos: os amigos que tivemos, os espaços que exploramos, os livros que lemos, as experiências que realizamos, e os professores que tivemos.


Muitas pesquisas demonstram que dentre os muitos fatores que impactam a qualidade da aprendizagem dos alunos, a formação e a experiência dos professores são as mais relevantes. Quanto mais bem preparados são os docentes, maior a diversidade de estratégias de ensino que conseguem utilizar para alcançar mais alunos, que trazem consigo diferentes personalidades e estilos de aprendizagem. Professores mais preparados conseguem utilizar melhor os espaços e os recursos educacionais, criar mais situações de interação e colaboração entre os alunos para que a aprendizagem ocorra de forma socializada e significativa, selecionar e utilizar melhor os materiais e criar estratégias de mediação entre os alunos e os conhecimentos a serem construídos.


Em uma sociedade em que o conhecimento é produzido e transformado de forma mais dinâmica do que nunca, os professores que sabem ensinar os alunos a pensar, analisar, criticar e criar, ao invés de simplesmente memorizar, conseguem um maior engajamento e participação dos alunos e uma aprendizagem mais duradoura e aplicável na vida presente e futura dos aprendizes.


Boas escolas valorizam a formação inicial dos seus docentes – aquela que os habilita a exercer sua profissão, e que é obtida por meio de um diploma universitário – mas também a formação continuada, tanto em nível de pós-graduação quanto em cursos de curta duração, oferecidos pela própria escola ou em parceria com outras instituições. Boas escolas também garantem que haja tempo para planejar e replanejar, discutir colaborativamente o projeto pedagógico, as metodologias, a avaliação e as inovações educacionais que fazem parte do crescimento profissional da equipe e da maturidade da própria instituição.


Lidar com o avanço do conhecimento e a complexidade do ser humano é inerente ao dia a dia de todos os professores. Os alunos nos trazem diferentes desafios a cada dia, suas próprias experiências, seu potencial, dificuldades e interesses. Saber lidar com essa diversidade e criar formas de promover a aprendizagem de modo que faça sentido para cada aluno é um desafio que só pode ser superado por meio da bagagem do professor e de sua reflexão constante sobre a relação entre ensinar e aprender.


Uma boa escola é uma comunidade de aprendizagem em que todos aprendemos e ensinamos diariamente, e onde os professores demonstram, por meio de seu próprio exemplo, que aprender é motivador, desafiador, interessante e muito, muito transformador.


Artigo escrito por Selma Moura, da St Nicholas School



Sobre a St Nicholas School

Fundada em 1980, a St. Nicholas é uma escola internacional para alunos de 18 meses a 18 anos. Como uma IB World School, está autorizada pela International Baccalaureate Organization (IBO) a oferecer o Programa de Anos Primários e o Programa de Diploma, além do Programa de Primeiros Anos e de Meio Anos. A St Nicholas School está entre as Top 10 escolas em São Paulo no Ranking Indicador de Corpo Docente da SchoolAdvisor.


Para ter mais informações sobre a escola, acesse a página no nosso Buscador: https://schooladvisor.com.br/escolas/35126724/St.-Nicholas----Pinheiros





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