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As mudanças no Ensino Fundamental

É lindo ver nossos filhos crescendo, não acham? Do dia em que nascem até o término da educação infantil, são inúmeras conquistas: aprendem a andar, a usar o banheiro, a falar, a chutar uma bola, a contar, a cantar e até mesmo a se vestir sozinhos. E a escola tem um importante papel nisso tudo, estimulando em cada tarefa a prática da autonomia. Inclusive, a conquista da autonomia é uma dos principais objetivos pedagógicos da educação infantil, vocês sabiam? Eles precisam crescer e se reconhecer pertencentes ao mundo e à sociedade da qual fazemos parte.


Quando finalizam esse período tão acolhedor, chega o momento no qual serão cobrados por outras responsabilidades, fruto do seu amadurecimento como indivíduo: o ensino fundamental! E claro que se sentir "grande" e independente é muito motivador para eles, mas exige alguns esforços e mudanças de rotina de todos que convivem como os estudantes nessa fase.


Elencamos algumas das principais mudanças que acontecem na rotina do seu filho quando ele entra no Fundamental:


1. Lição de casa: talvez a escola já fosse adepta à lição de casa, mas é comum que as tarefas de casa sejam mais constantes e volumosas. Prepare-se para reaprender matemática e relembrar do que se tratam as orações subordinadas adverbiais.


2. Reprovações: a reprovação dos alunos é proibida nos anos iniciais da educação, quando estão sendo alfabetizados. Mas, passado esse período, é permitida. A maior parte das escolas encontra recursos de reforço escolar, em parceria com a família, antes de chegar a tal medida. Mas muitas vezes a repetência pode ser vista como positiva, para capacitar melhor o aluno para os anos seguintes


3. Faltas: agora a presença do seu filho é contabilizada. Pela Lei, o aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. Por isso, já agende suas férias no mesmo período que eles!


4. Divisão em Disciplinas: a divisão das aulas entre as disciplinas fica mais clara, com cadernos e livros didáticos específicos. Quando chegam ao 6º ano, grande parte das escolas já passa a adotar também professores especialistas em cada área.


5. Atividades Avaliativas: pode ser que a escola adote um modelo convencional baseado em provas com pontuação, ou um sistema embasado em atividades. Mas a avaliação passa a fazer parte da rotina dos estudantes. Por isso, é importante que adotem também em casa uma rotina de estudos, de forma que o conteúdo não fique acumulado.


Imagem: Freepik



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