jun 202 min

Entenda o que é o PISA

Entenda o que é avaliado no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes e porque ele é importante

O que é o PISA?

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um programa internacional que avalia aproximadamente 600 mil estudantes de 15 anos de diferentes países, principalmente em ciências, leitura e matemática.

Por que o PISA é importante para a educação?

Pesquisadores concluíram que uma alta pontuação no PISA está relacionada ao sucesso econômico do país. Isso significa que o PISA é um dos indicadores que mostram se os sistemas educacionais estão preparando os estudantes para a economia global do conhecimento do século XXI.

Como é o teste do PISA?

As questões do PISA não testam a memorização de fatos, mas exigem que os estudantes utilizem habilidades de resolução de problemas do mundo real. Os estudantes passam por um teste de duas horas que mede suas habilidades e conhecimentos, principalmente em ciências, leitura e matemática.

Quem é responsável pelo exame?

A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - realiza o PISA a cada três anos. Esse exame é aplicado em mais de 65 países, que juntos representam 90% da economia mundial.

Entenda a posição do Brasil no PISA

O Brasil ocupa a posição 44 (entre os 57 países analisados) no ranking criatividade e pensamento crítico dos alunos.

Os países que obtiveram maior sucesso foram Singapura, em primeiro lugar, com destaque para solução de problemas sociais; seguido pela Coreia, com ênfase para soluções de problemas científicos

Na prática, isso que dizer que 54,3% dos alunos brasileiros avaliados conseguem desenhar apenas situações e coisas relacionadas ao seu dia-a-dia, de forma simples e isolada; e apresentam ideias óbvias, sem que sugiram diferentes soluções para um mesmo problema.

Gráficos dos resultados de todos os países participantes

Comparação entre os países e performance em Matemática

Comparação entre os países e performance em Leitura

Comparação entre os países e performance em Ciências

O documento com a interpretação dos dados completos você encontra neste link. Boa leitura!